Alarmes
Um sistema de alarmes é um conjunto de equipamentos eletro-eletrônicos que tem por finalidade informar a violação do perímetro ou local protegido, através de sinal sonoro visual.
O sistema de alarme, além de eficientes na prática, ainda afastam os ladrões. Os invasores observam muito bem os costumes e horários dos moradores e principalmente os recursos de segurança de que a casa dispõe antes de realizar uma ação. Normalmente escolhem casas que não possuem recursos de segurança para roubar.
Composição do sistema de alarme
Central de Alarme: Cérebro de todo o sistema de alarme. Pode proteger um ou vários locais e ainda informar o local exato que ocorreu o evento através das zonas ou setores. A central recebe as informações dos sensores e periféricos disparando sirenes em casos de violações. Pode acionar também luzes e discar para números de telefone avisando sobre a ocorrência.
Sirene: Responsável pelo sinal sonoro, possui 120 db. Pode ser substituído por um sinal luminoso.
Bateria: É imprescindível no sistema de alarme, tendo como principal função evitar oscilações da rede elétrica, manter o sistema funcionando na falta de energia e fornecer corrente para o disparo da sirene.
Controle remoto: Usado para ligar ou desligar setores de alarme ou para a função pânico, onde a sirene dispara no mesmo momento quando o botão é pressionado.
Sensores: Os sensores são ligados na central e têm como função, informar a mesma o estado do setor, se houve violação ou não. Há vários modelos disponíveis como sensores magnéticos (para portas e janelas), sensores passivos (de presença), sensores ativos (barreira), etc...
Tipos de sensores
Sensor magnético (abertura)
São utilizados para detectar abertura e fechamento indevidos de janelas e/ou portas. Possui modelos com fio e sem fio.
Sensor infravermelho passivo interno
São sensores que captam movimentos atravez de raios ultra vermelhos que acusam mudanças na temperatura dos ambientes. Possuem modelos com fio e sem fio. Os modelos sem fio possuem autonomia de até 2 anos.
Sensor infravermelho PET interno
O sensor infravermelho com função PET é indicado para locais que possuem animais de pequeno porte (até 20 kgs) e rasteiros, ou seja, que se movem em baixa altura, evitando com isso disparos falsos ocasionados pelo seu animal.
Sensor infravermelho passivo externo
São sensores que trabalham com dois tipos de tecnologia, infravermelho e micro-ondas para evitar disparos falsos, ele é resistente ao sol, chuva e nevoeiro. Possuem modelos com fio e sem fio.
Sensor infravermelho ativo (barreira)
Esse tipo de sensor é acionado pela interrupção do feixe ou área protegida. Possui alcance externo de 50 metros e é resistente ao sol, chuva e nevoeiro. Pode substituir as cercas elétricas para muros.
Discadoras
Discadora para linha fixa
É um dispositivo que, ao disparo do alarme, faz uma ligação para números gravados anteriormente (pelo instalador ou o próprio usuário) a fim de avisar que alarme foi disparado. O aviso pode ser tipo sirene ou mensagem gravada. esse modelo necessita de uma linha fixa para efetuar a discagem.
Discadora GSM
Assim como a discadora para linha fixa, faz um telefona para números gravados avisando sobre algum disparo. sua diferença é que ao inves de usar uma linha fixa para fazer a ligação, ela usa um chip de celular (chip não incluso).